Tratamento Periodontal

          A Doença Periodontal tem seu inicio com o acúmulo de placa bacteriana, que é uma pelicula que se adere à superfície dentária. Com o passar do tempo, ela se mineraliza, formando os cálculos dentários (tártaro).A primeira reação da cavidade oral é a gengivite (inflamação da gengiva), que quando crônica, pode passar para uma periodontite (destruição do suporte dentário), levando à perda dos dentes.

PREVENÇÃO

          A gengivite é o processo inflamatório da gengiva. É causada pela presença da pelicula glicoprotéica (placa bacteriana). Neste caso, a gengiva passa de uma coloração rosada e aparencia delicada, para uma gengiva avermelhada e com aumento de volume. Ao toque, ou mesmo à escovação, ela apresenta fácil sangramento. Este processo é considerado reversível, pois é suficiente remover a pelicula através de ação mecânica das cerdas, durante a escovação, ou mesmo com uma gaze. Isto é suficiente, pois removendo a causa da gengivite, a gengiva tende a voltar a sua normalidade. Não se deve administrar antibióticos sem a avaliação de um especialista, pois eles diminuem a carga bacteriana, mas não removem a verdadeira causa da gengivite.

TRATAMENTO

Quando a pelicula aderida mineraliza, forma-se o tártaro (cálculo dentário), que já não pode ser removido apenas com simples escovação. A ação mecânica das cerdas da escova não é suficiente para sua remoção, e então, é necessário recorrer ao Dentista Veterinário para realizar uma raspagem, seguida de polimento dentário. A raspagem dentária é realizada com curetas ou ultrassom, e deve ser feita de maneira cuidadosa e detalhada. É importante que o especialista realize, também, a raspagem do sulco gengival (embaixo da gengiva), pois é ai que está o tártaro mais nocivo. Feita a raspagem, o próximo passo é o polimento dentário, com uma escova especial acoplada à uma caneta de baixa-rotação. É importante realizar o polimento por uma simples razão: durante a raspagem, existe a formação de pequenas ranhuras na superfície dentária, e o polimento tem o objetivo de alisar estas ranhuras. Este tratamento é denominado Profilaxia Periodontal, ou seja, o paciente apresenta apenas tártaro e gengivite, mas não tem dentes com doença periodontal. Quando apresenta a doença periodontal (retração, dentes com mobilidade, perda óssea), o tratamento é denominado Tratamento Periodontal.

Tratamento Periodontal

Tratamento Periodontal