Otoguard

Associação de antimicrobiano, antifúngico, antiinflamatório e anestésico para o tratamento das otites externas de cães e gatos.

A associação de antimicrobianos, antifúngicos, antiiflamatórios e anestésicos para o tratamento das otites agudas e crônicas é um recurso terapêutico já consagrado no mundo todo e de grande valia na clínica veterinária, o que justifica, do ponto de vista farmacodinâmico, a sua associação.

OTOGUARD combina um antifúngico (cetoconazol), um antibacteriano (tobramicina), um antiinflamatório (dexametasona) e um anestésico local (lidocaína). As atividades de cada um dos princípios ativos se complementam para controlar de forma eficaz e segura, as infecções fúngicas e bacterianas, a inflamação e a sensibilidade dolorosa localizada do canal auditivo, restaurando a função auditiva e aliviando o desconforto causado pelas otites externas.

O cetoconazol é uma droga sintética pertencente ao grupo dos imidazóis, de atividade antifúngica de amplo espectro, tendo também ação em leveduras e em algumas bactérias, principalmente Gram-positivas. O mecanismo fungistático do cetoconazol consiste na inibição da biossíntese do ergosterol e na sua união aos fosfolipídeos da membrana da célula fúngica. Ambos os mecanismos alteram a permeabilidade da membrana permitindo a saída de conteúdo celular. Além disso, parece haver uma inibição da atividade da citocromoxidase C e da peroxidase, o que ocasiona um aumento de peróxido intracelular.

A tobramicina, pertencente ao grupo dos aminoglicosídeos, é uma desoxikanamicina natural produzida pelo Streptomices tenebrarius que tem maior atividade antibacteriana e menor toxicidade que a kanamicina e atua inclusive em cepas resistentes à gentamicina.

A dexametasona é um corticosteróide de pronunciada atividade antiinflamatória inclusive quando utilizada por via tópica, capaz de aliviar a inflamação e abrir caminho para uma melhor atuação dos antimicrobianos da fórmula.

A lidocaína é uma substância hidrossolúvel de poder anestésico local imediato, mais potente e abrangente que uma concentração idêntica de procaína, proporcionando uma ação correspondente ao dobro da procaína em potência anestésica e em área atingida.