O CÁLCULO RENAL NOS ANIMAIS

          Pode parecer estranho, mas é bastante comum encontrarmos animais com doenças no aparelho urinário. Segundo especialistas aproximadamente a metade dos cachorros com mais de 10 anos podem apresentar problemas renais. Nos caninos encontramos quatro tipos de cálculos ou urólitos: aqueles que são posteriores as mudanças do metabolismo do animal, os oxalato de cálcio e os de urato, os de fosfato de cálcio normalmente relacionado às infecções urinárias, e os de cistina que afeta os animais hereditariamente.

           Animais de qualquer raça, sexo, e da idade que tiver podem desenvolver cálculos renais, mas os animais mais velhos são os mais afetados, por volta dos 9, 10 anos de idade podemos perceber mudanças nos nossos animais, como falta de apetite, cansaço, perda de peso, vômitos, diarréias, fraqueza, aumento da ingestão de água, aumento da produção de urina, entre outros sintomas, é muito importante fazer o diagnóstico precoce da doença, antes que comecem a aparecer os sintomas mais sérios. Os cálculos renais no animal podem levar a outras doenças como cistites, incontinência urinaria, infecções, complicações renais, sangue na urina, às vezes causa obstrução uretral, que só é resolvido com cirurgia.

          Já nos casos de cálculo renal nos gatos o problema é mais grave, pois eles ingerem menos água que os cães e podem segurar a urina por mais tempo, como os gatos não bebem água suficiente para evitar as infecções urinárias, a formação de cálculos renais eles obtém água dos alimentos.

Ração Renal

Ração Renal

download

Fonte:http://animais.culturamix.com/doencas/calculo-renal-animal-prevencao-e-tratamento