INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA EM CÃES

A Insuficiência Renal Aguda (IRA) pode ser definida como um declínio abrupto e sustentado na filtração túbulo-glomerular, que pode ocorrer em um período de horas a dias.

Aproximadamente um terço dos cães com IRA apresentam uma afecção que predispõe a  isquemia renal, principalmente em pacientes que apresentam nefropatia pré-existentes ou apresentam  distúrbios intercorrentes múltiplos que causam lesão renal (insuficiência cardíaca congestiva, arritmias,  hiperadrenocorticismo, endocardite bacteriana).

Os rins desempenham várias funções que ajudam a manter a integridade fisiológica do volume de líquido extracelular (LEC). Esses processos são conservação de água, cátions fixos, glicose e aminoácidos; eliminação dos produtos finais nitrogenados do metabolismo das proteínas, principalmente uréia, creatinina e amônia; eliminação do excesso de íons hidrogênio e manutenção do pH fisiológico dos líquidos corporais; eliminação de compostos orgânicos complexos, tanto endógenos como exógenos.

Os sinais clínicos de insuficiência renal aguda (IRA) costumam ser inespecíficos, incluem letargia, depressão, anorexia, vômito, diarréia, desidratação, congestão esclerótica variável, ulceração oral, glossite, necrose de língua, hálito urêmico, hipotermia, febre, taquipnéia, bradicardia, vesícula urinária não palpável.

Ração Renal Royal Canin

Ração Renal Royal Canin