Felinos: Conheça mais sobre a raça Birmanês

    A lenda por trás da raça é uma das mais belas do mundo felino. Diz-se que na Birmânia, um homem chamado Mun Ha era adepto ao culto da deusa Tsun Kyan Kse, que era conhecida por seus olhos azuis safira. Mun Ha estava acompanhado de 100 gatos brancos quando seu templo foi assaltado por ladrões que acabaram o matando. Em seguida de sua morte, “Sinh”, seu gato branco favorito saltou sobre seu corpo e fixou seu olhar na estátua da deusa.

    Então, como em um passe de mágicas, sua pelagem adquiriu a cor dourada, seus olhos se tornaram azuis, suamáscara e cauda se tornaram marrons e suas patas, que repousavam sob o corpo de Mun Há, ficarambrancas. Conta-se também que na manhã seguinte do acontecimento, todos os outros 100 gatos adquiriram as mesmas novas características, e depois deste fato, creditavam que as pessoas boas, depois de mortas, reencarnavam na forma de gatos.

birman_s_1

    Em compensação, a real origem desta raça é considerada um mistério. Uma das hipóteses diz que uma gata Birmanesa grávida, única sobrevivente dos gatos que embarcaram, chegou de navio na França por volta de 1920e assim a raça começou a criar seu espaço fora da Ásia.

    A raça Sagrado da Birmânia é considerada uma das mais belas que existem. São muito dóceis, por isso são considerados perfeitos para o convívio com crianças e se adaptam a apartamentos ou casas sem quintal. Com essa raça, não é preciso se preocupar com objetos em lugares altos, pois eles preferem ficar no chão.
Uma curiosidade sobre este animal é que, se deixado muito tempo sozinho, sem nenhuma companhia, podem desenvolver depressão. Talvez por isso, adoram seguir seus donos onde quer que estejam.

birman_s-2

Fonte:http://www.ortovet.com.br/blog/racas-de-gato-birmanes/?utm_source=emailmanager&utm_medium=email&utm_campaign=Boletim_Pequenos_Animais_no20