Espirrou? é gripe ou alergia?

Seu pet espirrou?ele tem gripe ou alergia?

     Você já deve ter percebido em algum momento o seu cãozinho espirrando. Para tanto, algumas pessoas acham normal o espirro canino, outras acham até “engraçadinho”, mas saiba que seu cão pode estar sofrendo com alguma enfermidade, e para manter a saude de seu pet é necessário fazer um diagnóstico correto da causa. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o seu animalzinho gripa e os sintomas são basicamente parecidos como os nossos ocorrendo febre, dores musculares, falta de apetite, secreções nasais e/ou oculares (purulenta ou não), e também os famosos espirros.Dentre as doenças virais que acometem o sistema respiratório, basicamente três tipos de vírus podem acometer os pets: Adenovírus, Parainfluenza e a Bordetela bronchisepta, este último podendo ser transmitido ao ser humano. Porém, espirros nem sempre são sintomas de doenças respiratórias, ou melhor dizendo, doenças respiratórias são as causas menos frequentes dos espirros pois as alergias são campeãs.
As alergias são enfermidades de caráter genético, ou seja, herdados de pais para filhos, e por esse motivo não se obtem cura, mas sim o controle. Existem várias causas possíveis de provocar alergia no seu pet, para diagnóstico da(s) causa(s) é sempre necessário a orientação de um Médico Veterinário para que se inicie o tratamento correto da enfermidade.
O espirro é um sintoma muito importante das alergias e por isso deve ser mencionado pelo tutor. De qualquer forma, existem vários alérgenos que podem ser evitados como:
perfumes ou desodorantes;
incensos;
desinfetantes a base de cloro, quaternário de amônio ou formol;
cigarros, neste caso é recomendado que o animal esteja em ambiente ventilado ou de preferência longe da fumaça;
Como pôde ser visto, os espirros em seu animalzinho nem sempre está relacionado a uma “gripe”. É preciso sempre estar atento a causas e procurar sempre um Médico Veterinário (especialista em dermatologia de preferência) para que o diagnóstico seja feito corretamente, e assim evitando tratamentos errados que possam colocar em risco a saúde de seu animal. Ectoparasitas como pulgas e carrapatos também podem ser causas de alergias, porém de uma forma diferente, mas isso fico devendo para uma outra oportunidade.

Autor Dr:Fabbio Ygor (@fabbioygotdermato).