Vacina Contra Tosse dos Canis

A Tosse dos Canis é uma doença causada por múltiplos e, às vezes, combinados agentes etiológicos, dentre os quais o principal é a Bordetella bronchiseptica. Os sinais clínicos são dependentes da etiologia. Para cães que se infectaram com um único agente etiológico, a doença é geralmente branda e auto-limitante. Mas, é alta a ocorrência de infecções causadas por múltiplos agentes, e conseqüentemente, o agravamento dos sinais clínicos. O tratamento é aconselhável e já foram desenvolvidas vacinas para a maioria dos agentes associados à doença. A imunoprofilaxia, tanto de filhotes como de cães adultos, é recomendável, principalmente aos animais que costumam ser hospedados em hotéis ou que vão para canis e “pet shops”.

Epidemiologia

A Tosse dos Canis é uma doença sazonal, ocorrendo mais freqüentemente nos meses frios. A morbidade da doença pode aumentar muito quando os animais estão em locais com alta densidade populacional, como “pet shops”, canis e hotéis. Entretanto, a Tosse dos Canis ocorre também em animais mantidos em domicílios; podendo afetar cães de qualquer faixa etária. As formas de transmissão mais comuns se dão através do contato direto entre cães, ou contato indireto, pelo ar, através de secreções respiratórias (aerossóis). Os agentes podem ainda se disseminar rapidamente por fômites, em ambientes intensamente contaminados. Após o animal ter se infectado, os agentes virais da Tosse dos Canis poderão ser transmitidos por cerca de duas semanas. Para a B. bronchiseptica, a transmissão pode ocorrer por mais de 3 meses. Animais a partir de duas semanas de idade já são considerados suscetíveis.

Bronchiguard, vacina contra tosse dos canis

VACINE SEU ANIMAL SEMPRE COM UM MÉDICO VETERINÁRIO